Como elaborar uma pesquisa de mercado?

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As pesquisas de mercado são muito utilizadas por empresas em todo o mundo, com elas, é possível avaliar a satisfação dos consumidores, entender seus hábitos de consumo e medir como está a imagem de sua marca, além de vários outros tipos de pesquisa.

Em poucas palavras uma pesquisa de mercado, é basicamente obter informações que você precisa para tomar decisões melhores sobre seus produtos e serviços. Também podem ser utilizadas para gerar engajamento e seu maior objetivo é ouvir a opinião do seu público-alvo e tomar uma decisão com base em informação.

Nas pesquisas de mercado, não existem respostas certas e erradas, é importante que o entrevistado se sinta à vontade para emitir sua opinião livremente. Você também precisa estar preparado para lidar com as respostas, que podem ser contrárias às suas ou ainda conter avaliações negativas à sua marca ou produto.

Elaborar uma pesquisa de mercado certamente é mais complexo do que fazer uma enquete ou um quiz, mas nem por isso precisa ser complicado.

As ferramentas online de pesquisa de mercado, como o Enquete Online, tornaram as pesquisas mais rápidas, simples e acessíveis. Hoje, qualquer pessoa pode criar uma pesquisa de mercado sem sair da frente do computador.

 

Mas como fazer uma pesquisa de mercado?

 

1 – Defina os objetivos

Para começar, é necessário se perguntar quais são os objetivos de sua pesquisa, ou seja, os motivos ou a necessidade pela qual você decidiu realizá-la.

Ter o objetivo de sua pesquisa muito claro te ajudará a planejar de uma maneira melhor suas perguntas ou critérios nos quais a coleta de dados será baseada.

Uma pesquisa de mercado pode ser realizada com objetivos muito diferentes. Os objetivos mais comuns são:

      • Ajudar o desenvolvimento de uma empresa ou negócio.
      • Satisfazer as necessidades dos clientes com um produto ou serviço ideal.
      • Determinar o grau de sucesso ou fracasso que uma ideia de negócio pode ter.

 

2 – Defina o público-alvo

Nenhuma pesquisa de mercado pode ser feita sem que o público-alvo esteja bem definido. Sim, é algo obrigatório!

Paras ajudar nessa tarefa, é essencial criar sua buyer persona, que é a representação do cliente ideal e que muito provavelmente irá adquirir seus produtos/serviços. Esse entendimento mais detalhado ajudará na construção de perguntas mais assertivas e os dados coletados serão mais úteis.

Para você entender bem a diferença entre público-alvo e persona, os principais pontos de diferenças são estes:

      • Público-alvo possui uma definição mais ampla, como por exemplo: Homens, de 25 a 35 anos, que trabalham com marketing digital.
      • Persona traz informações mais completas, como quem é essa pessoa, seus hábitos, seu trabalho, etc.

Nas pesquisas de mercado, você pode fazer para ambos perfis. Se deseja uma pesquisa mais geral, para saber a aceitação de um possível produto, fazer pesquisa pensando no público-alvo é a melhor pedida. Se for para medir nível de satisfação ou descobrir dores para criar soluções, trabalhar com persona trará resultados melhores.

 

3 – Decida qual será o método

Agora que você conhece o objetivo de sua pesquisa, é hora de decidir qual método você usará para coletar os dados.

      • Observação?
      • Entrevistas?

Existem muitas alternativas disponíveis e que te permitem obter dados de seus clientes ou potenciais clientes de forma direta!

Lembre-se: também é importante selecionar uma amostra de campo, ou seja, uma amostra representativa de seu mercado.

 

O que é uma amostra de campo e como selecioná-la?

Uma amostra de campo é a técnica por meio da qual uma amostra da população é selecionada para ser investigada. Sempre que você desenvolve uma pesquisa de mercado, é necessário selecionar uma amostra.

O motivo disso é porque, obviamente, é muito difícil entrevistar e observar todos seus clientes ou potenciais clientes.

É importante que você saiba que quanto maior sua amostra, maior certeza você terá sobre os resultados obtidos na pesquisa. Isso significa que, o fato de que 20 pessoas afirmarem que estariam dispostas a comprar seu produto, não significa que ele será bem-sucedido.

É necessário que seja uma amostra representativa em sua localidade, e isso você pode determinar de duas maneiras:

      • Amostragem probabilística ou aleatória.
      • Amostragem não probabilística.

A amostragem probabilística ou aleatória consiste em selecionar pessoas aleatoriamente de uma determinada população. Essa técnica permite que todas as pessoas na população tenham a mesma probabilidade de seleção e inclusão na amostra, o que garante que a seleção de pessoas para participar não será manipulada.

Por outro lado, a amostragem não probabilística procura diferentes tipos de pessoas para formar uma amostra representativa da população total.

Para selecionar essas pessoas, suas características demográficas e psicográficas são levadas em consideração, como idade, sexo, gênero, interesses e renda média.

 

4 – Coletar os dados

Depois de ter muito claro o método que você vai utilizar e o número de pessoas que você usará como amostra, é hora de coletar os dados. Para isso, você precisa projetar seu instrumento.

Por exemplo:

Se você selecionou como um método de coleta de dados a entrevista ou a enquete, você precisa elaborar um questionário.

Seguido disso, é hora de coletar os dados de sua pesquisa. Isso é algo que pode levar dias, semanas ou mesmo meses; tudo depende do tamanho de sua amostra e do método de coleta selecionada.

Uma pesquisa de mercado é uma técnica que permitirá que você saiba tudo o que ninguém nunca quer confessar, como, por exemplo, que seu produto é um pouco caro, que sua ideia de negócio não interessa a ninguém e até mesmo que seu produto precisa de melhorias.

E muitos tem a seguinte dúvida: por onde começar a pesquisa, principalmente se não possui uma audiência construída? Comece por pessoas próximas a você, como amigos e conhecidos. A pesquisa pode ser simples, como uma pergunta no WhatsApp por exemplo e assim seguir a conversa.

O importante é que todas as pessoas envolvidas na pesquisa se comprometam a colaborar durante toda a pesquisa e, acima de tudo, estejam dispostas a ser sinceras.

 

5 – Estudar os concorrentes

Dentro da pesquisa de mercado, o estudo dos concorrentes é uma parte fundamental. Afinal, se eles fazem sucesso e estão presentes no mercado, significa que alguma certa eles fizeram. E não há nada de errado em descobrir o que é e tentar sempre fazer melhor.

Algumas ferramentas que ajudarão a encontrar potenciais concorrentes são:

      • SEMrush é uma ferramenta bastante indicada por profissionais de marketing, o SEMrush possui recursos completos para analisar e monitorar concorrentes com base em palavras-chaves ou domínios na web;
      • Google Keyword Planner também pode ser utilizado para estudar seus concorrentes. Basta inserir a URL dele e terá acesso a dados relacionados aos termos que mais trazem tráfego para eles;
      • BuzzSumo é uma das ferramentas de monitoramento de redes sociais mais completas disponíveis, permitindo analisar o desempenho das campanhas e posts.

 

6 – Coletar dados de outras fontes

O cruzamento de dados é importante para saber se o seu negócio está caminhando junto com o mercado em geral. Por isso, você pode analisar pesquisas de outras fontes (confiáveis) e coletar outros dados para completar sua pesquisa.

Algumas boas fontes são:

      • Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio ao Empreendedorismo) já é uma grande referência, principalmente para pequenos negócios. Frequentemente, eles lançam pesquisas e conteúdos com dados importantes sobre vários mercados;
      • Think With Google é o blog oficial do Google, voltado para marketing e vendas. Uma dica é, além de ler os posts, assinar a newsletter deles para receber de forma recorrente estudos e análises feitos por quem entende de internet.

 

7 – Analisar os dados e apresentar os resultados

Uma vez que todas as informações e dados sobre seu mercado foram reunidos, é hora de analisá-los. Esse é um passo muito importante: de nada serve projetar uma grande pesquisa e gastar tempo reunindo todas as informações, se os dados não forem analisados ​​corretamente ou, no pior dos casos, ficarem escondidos em uma pasta.

Analise com profundidade cada um dos dados que você obtiver com sua pesquisa. Não cometa o erro de subestimar qualquer comentário ou dado estatístico, não importa quão pequeno ou insignificante possa parecer.

Prepare um relatório que expresse os resultados da pesquisa e, acima de tudo, as soluções, recomendações ou próximas ações a serem realizadas.

Uma pesquisa é uma ótima estratégia que pode te ajudar a dar um novo rumo a seu negócio, desenvolver uma ótima ideia ou evitar o fracasso. Muitos empreendedores cometem o erro de subestimar o poder da análise de mercado por medo de perder tempo, dinheiro ou porque eles simplesmente não a consideram necessária.

 

Não fique com a dúvida! Atreva-se a pesquisar o que o mercado pensa sobre você, seu produto ou suas ideias.

Preparado para sua próxima pesquisa de mercado? Anime-se! Você pode encontrar a resposta que precisa para se tornar um empreendedor bem-sucedido.

 

Se você tiver alguma dúvida, deixe um comentário aqui.

 

Fonte: Enquete Online

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